21
maio
14

O grande sucesso do futebol espanhol no cenário europeu

Sevilla venceu seu terceiro título europeu em menos de 10 anos (foto:uefa)

Sevilla venceu seu terceiro título europeu em menos de 10 anos (foto:uefa)

A final da Liga dos Campeões será entre Real Madrid e Atlético de Madrid. A final da Liga Europa terá o Sevilla na final. Três dos quatro times mais fortes na temporada na Europa pertencem a Espanha. E por mais difícil que pareça, isso não é uma coincidência. O futebol espanhol está se destacando no cenário europeu no século XXI. Essa informação pode ser mais notória com números. Desde o ano 2000, foram seis campeões da Liga dos campeões; e na Liga Europa e Copa da Uefa foram cinco. E vale a pena destacar que tiveram três finais onde espanhóis chegaram e não foram campeões (uma delas foi Real Madrid e Valencia pela Liga dos Campeões). Esse post vai mostrar que o futebol espanhol é muito além de Real Madrid e Barcelona.

Motivos que todos pensam que só tem Real Madrid e Barcelona

A grande razão das pessoas acharem que o futebol espanhol é monopolizado em Real Madrid e Barcelona é pelo fato da grande movimentação de dinheiro que os dois fazem toda temporada. A receita de cada clube chega a quase 1 bilhão de reais por temporada. As cotas de televisão, tanta no Brasil quanto na Espanha, são dominadas pelos dois; e como faturam muito dinheiro, as maiores contratações também são feitas pelos dois.

Para exemplificar isso, basta olharmos as duas principais contratações do futebol para a temporada européia. Neymar Jr, garoto prodígio da baixada santista, inicialmente tinha custado cerca de 57 milhões de reais para os cofres catalães. Mas após tanto escândalo, e pagamento de impostos, o jogador custou 95 milhões de euros. Uma das maiores contratações da história do futebol. O Real Madrid contratou o melhor jogador da Premier League da temporada 2012-13, Gareth Bale. O galês custou 100 milhões de euros para os cofres merengues.

Os rivais dos dois gigantes sofrem com problemas financeiros. Um dos maiores times do país, o Valencia, passa por um grave problema financeiro, tendo que vender suas principais peças e sendo quase impossível formar bons elencos para mais de uma temporada. Outro time tradicional é o La Coruña. Ja brigou por títulos nacionais e já teve bons desempenhos na Liga dos Campeões. Atualmente, o clube está em um pântano de dívidas e sempre que joga na primeira divisão, luta para não cair.

Logo, os dois times exalam motivos para as pessoas pensarem que só os dois jogam um bom futebol no país.

Um novo campeonato espanhol 

Atlético quebra série de Real e Barça na Liga (foto:sben.com.ar)

Atlético quebra série de Real e Barça na Liga (foto:sben.com.ar)

A temporada 2013-14 foi bem diferente das passadas. O Atlético de Madrid entrou de fato pela briga do título com Barcelona e Real Madrid. A última vez que aconteceu isso foi em 2007, quando o Sevilla também brigou pela taça, mas na ocasião, o Real Madrid foi campeão. Por isso o campeonato desse ano pode ser revolucionário. O Atlético esta muito perto de ser campeão e quebrar a série de títulos dos dos rivais. Mas lembrando que ambos tem chances de ganhar o campeonato.

Caso os comandados de Simeone conquistem o campeonato, a base terá que ser mantida e a ter novas contratações. Não pode acontecer o que houve com o Valencia em 2004, quando conseguiu ser campeão nacional e vinha embalado de ótimas campanhas na Champions League; o time acabou se desfazendo, o técnico foi embora (era Rafa Benitez) e a não hove mais disputas pelo troféu do campeonato.

 

Os times que brilham fora do campeonato espanhol   

Real Madrid e Barcelona não são os únicos times espanhóis que brigam por títulos europeus. Nos últimos dez anos, as equipes que brilharam na Champions League e na Copa Uefa/Liga Europa são: Atlético de Madrid, Sevilla, Villareal, Valencia, Málaga, Espanyol,Atlético Bilbao e La Coruña. Abaixo o desempenho de todos esses times nas competições europeias.

  • Atlético de Madrid: campeão da Uefa Europa League duas vezes (2009-10/2011-12), finalista da Uefa Champions League (2013-14)
  • Sevilla: campeão da Uefa Europa League três vezes (2005-06/2006-07/2013-14)
  • Villareal: semifinalista da Uefa Champions League (2005-06)
  • Valencia: finalista da Uefa Champions League duas vezes (1999-00/2000-01)
  • Málaga: quartas de final inédita da Uefa Champions League (2012-13)
  • Espanyol: finalista Uefa Europa League (2006-07)
  • Atlético Bilbao: finalista Uefa Europa League (2011-12)
  • La Coruña: semifinalista Uefa Champions League (2003-04)

Porque em outros países isso não acontece?

Depois da listagem dos clubes espanhóis que fazem sucesso fora da Liga, começamos a pensar nos outros países e puxar na memória se já aconteceu em outras ligas e podemos ver que dificilmente isso acontece.

Na Inglaterra, quem brilha no cenário europeu são Manchester United e Chelsea, que estão disputando os títulos dos torneios europeus com freqüência. Liverpool e Arsenal já tiveram melhores dias nos torneios. Por exemplo, o Liverpool é o maior campeão inglês da Liga dos Campeões, mas não disputa a competição há três temporadas. Ele conseguiu voltar a Champions após o vice campeonato desse ano. O Arsenal conseguiu chegar a final contra o Barcelona na temporada 2005-06 e a semifinal em 2008-09, mas ainda não venceu o torneio mais importante da Europa. Os clubes mais modestos a premier league não chegam na Liga Europa e não há zebras britânicas.

Na Alemanha, não há muitos times que vem chegando para disputar os títulos europeus. O Bayern de Munique tem muita forças na competição. O Borussia Dortmund já venceu os torneios europeus, passou uma fase na seca, e agora voltou com destaque no cenário mundial. Times que já apareceram bem foram o Schalke 04 (semifinalista da Champions em 2010-11) e o Bayer Leverkusen (finalista da Champions em 2001-02). Mas uma vez não tem tanta força quanto a Espanha que tem mais representantes, por mais que a Alemanha vem chegando forte.

A Itália poderia ser o país semelhante a Espanha algumas décadas atrás, mas com uma incrível crise econômica na Série A vem deixando os times do calcio fora das disputas do título. Nos últimos anos, os únicos que brilharam foram Milan, Internazionale e Juventus. O Milan com títulos da Champions nas temporadas 2002-03 e 2006-07. Ainda foi finalista em 2004-05. A Inter se tornou campe~da Champions em 2010 sob o comando de José Mourinho. Já a Juventus chegou à final da Champions com o Milan em 2003 e chegou a semifinal da Europa League esse ano, dando indícios que brigará por títulos nas próximas temporadas.

A Holanda já teve sua fase de ouro na Europa com o super time do Ajax na década de 90 e com Cruyff. Hoje, tanto Ajax quanto PSV, não brilham nas competições européias.

Isso acontece nas outras ligas por algumas razões. Uma pode ser até o desprezo pela a Liga Europa. Muito times não enxergam com bons olhos por conta da pouca visibilidade, o que é um equivoco. No caso dos clubes ingleses, as copas domésticas contam mais do que o torneio continental. Outro motivo pode ser o monopólio. Grandes clubes dentem quase todo capital da Liga e os times mais modestos não tem força para chegar em fases finais. Ou até mesmo a fragilidade dos elencos, que não tem planejamento adequado para a temporada.

O sucesso da seleção espanhola

Sucesso da seleção ajuda a revelar novos jogadores (foto:globoesporte)

Sucesso da seleção ajuda a revelar novos jogadores (foto:globoesporte)

Outro fator que ajude o futebol espanhol a achar craques e tornar o futebol nacional mais forte é o sucesso da seleção. Atual campeã do mundo e bicampeã européia, a federação encontrou bons jogadores e bons técnicos, tanto na seleção principal. quanto nas de base, que se destacam em torneios e há muitas peças que estarão na Copa em 2018.

O futebol está muito em destaque nesse momento, mas espero que outros campeonatos observem os clubes mais modestos e comecem a investir. Uma liga comandada por dois ou três clubes pode esconder bons times que podem lutar por outros títulos e fazer dinheiro.

 

 

 


0 Responses to “O grande sucesso do futebol espanhol no cenário europeu”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Categorias

Gabriel Mecca

Mecca Esportes
Para ficar por dentro do que acontece nos esportes no Brasil e no Mundo.

Número de Visitas

  • 161,765 hits

Me segue no twitter

RSS Ocasional

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Ocioso


%d blogueiros gostam disto: